Pesquisador Carlos Chagas (doença de Chagas)

Figura 1: Carlos Chagas



Boa noite estimados leitores, o post de hoje é sobre um grande cientista brasileiro que se destacou no campo da biologia e medicina. Este cientista foi o responsável por descobrir o protozoário Trypanosoma cruzi, assim como o determinar o principal vetor deste protozoário. Sem mais delongas, o cientista em questão é o famoso Carlos Chagas, cientista natural de Minas Gerais, mais precisamente da cidade de Oliveira.
Carlos Justiniano Ribeiro Chagas, ou Carlos Chagas, cursou medicina no Rio de Janeiro e trabalhou inicialmente como pesquisador investigando o ciclo evolutivo da malária na corrente sanguínea, tendo obtido o título de doutor graças à estas pesquisas, sendo orientado no doutorado por um dos maiores cientistas brasileiros de sua época, Oswaldo Cruz, que provavelmente terá sua história contada aqui no futuro.


Terminado o doutorado, Carlos Chagas foi prontamente trabalhar com Oswaldo Cruz, sendo incubido inicialmente de sanar os problemas, basicamente a malária, que vinham sendo enfrentados por uma equipe de construção de barragens sitiada em Itatinga, São Paulo. Graças ao seu método inovador para evitar a propagação da malária o objetivo inicial foi alcançado. Este método foi posteriormente utilizado mundialmente para controle da propagação da malária.
Após este sucesso Carlos retornou para o Rio de Janeiro trabalhando em outros casos de malária durante um tempo.
Até que em 1907, Carlos Chagas então com 28 anos, foi enviado para a cidade de Lassance, Minas Gerais. Esta cidade, localizada próxima do rio São Francisco, estava enfrentando uma epidemia de malária. Para trabalhar na cidade Carlos improvisou um laboratório e consultório em um dos vagões de trem da empresa que o havia contratado, atuando nesta situação por aproximadamente dois anos. Enquanto trabalhava na cidade, Chagas estudou os hábitos dos mosquitos transmissores daquela região e examinou o sangue de diversos animais em busca de parasitas. Por fim encontrou em uma das amostras de sangue de um sagui (animal mostrado abaixo) uma nova espécie de protozoário, cujo nome escolhido foi Trypanosoma minasensis.

Figura 2: Sagui

Um dos engenheiros da companhia para a qual Carlos trabalhava contou-lhe sobre uma infestação de um inseto hematófago (que se alimenta de sangue) nas residências rurais, que mais tarde foi identificado da espécie Triatoma infestans, conhecido popularmente como barbeiro, pois sugava o sangue das pessoas durante a noite, atacando principalmente o rosto das vítimas.
Carlos Chagas então coletou alguns destes insetos e levou para o laboratório para investigação. Por fim percebeu que estes barbeiros hospedavam em seus intestinos os protozoários Trypanosoma minasensis, porém em uma fase evoluída.

Figura 3: Alguns barbeiros transmissores da doença de Chagas

Devido à falta de equipamentos adequados para uma análise mais completa em Lassance, Carlos enviou algumas amostras do barbeiro para Oswaldo Cruz, que por sua vez realizou os testes idealizados por Carlos e que enfim descobriram o famoso Trypanosoma cruzi
Uma das conclusões do estudo foi o método pelo qual uma pessoa geralmente é infectada, que consiste no seguinte: durante a noite, após o inseto ter se alimentado do sangue da pessoa, este pode defecar próximo da ferida aberta e quando a pessoa acorda e coça a região, pode levar as fezes a entrarem em contato com a corrente sanguínea, e portanto espalhar o protozoário pelo corpo da vítima.
Uma outra conclusão do estudo de Carlos foi em relação ao ambiente mais provável em que o barbeiro geralmente é visto. Segundo o pesquisador, foram vistos estes insetos principalmente em casas de "pau-a-pique", sendo esse tipo de construção muito comum no início do século XX, no interior brasileiro.

Figura 4: Casa de pau a pique


Então, em seguida, Chagas dedicou seus esforços para determinar quais os efeitos do protozoário no corpo humano. As conclusões obtidas para o primeiro estágio foram os seguintes sintomas:

1 - Febre.
2 - Mal-estar.
3 - Inchaço de um olho.
4 - Fadiga.
5 - Dores no corpo.
6 - Náusea, diarreia ou vômito.
7 - Aumento do tamanho do fígado e do baço.

Podem ser identificados outros sintomas porém estes são os mais comuns.
Desde então Carlos Chagas dedicou uma grande parcela de sua vida para continuar o estudo desta enfermidade, sendo laureado com diversos prêmios ao longo de sua carreira. Um fato interessante é que Carlos foi o primeiro e único cientista na história da medicina a descrever completamente uma doença infecciosa: o patógeno, o vetor, os hospedeiros, as manifestações clínicas e a epidemiologia. Devido a estes estudos a doença ficou conhecida popularmente como Doença de Chagas.
Um dado alarmante sobre a doença de Chagas é que se não for tratada nas fases iniciais ela pode evoluir para uma fase crônica, onde torna-se extremamente baixa a probabilidade de cura do infectado. Geralmente passam-se anos até que a fase crônica seja atingida, porém os sintomas nesta fase podem ser muito mais agressivos, acarretando até a mesmo a morte da pessoa.
Hoje em dia, conforme avançam as pesquisas, diversas outros aspectos da doença foram descobertos e muitos ainda serão descobertos no futuro, tendo visto que mesmo nos dia atuais, quando a doença atinge a fase crônica não existem meios para curar totalmente a enfermidade.
Atualmente, sabe-se que existem outras maneiras de transmissão da doença, tais como a transfusão de sangue de uma pessoa contaminada para uma pessoa sã. 
Além disso, com base em estudos recentes, descobriu-se que além dos mecanismos de transmissão abordados anteriormente, uma forma muito comum de contágio da doença é a partir da ingestão das feses do barbeiro trituradas com açaí, pois um dos lugares onde este inseto é mais encontrado é justamente nas árvores de açaí. Isso explica o surto de casos de doença de Chagas observado anos atrás nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, sendo estas regiões grandes consumidoras de açaí.
Portanto, para evitar  a contaminação, os frutos do açaizeiro devem ser sempre lavados antes de serem triturados.


Referências: 

[1] - Carlos Chagas. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Chagas>.
[2] - Doença de Chagas: sintomas, tratamentos e causas. Disponível em: <https://www.minhavida.com.br/saude/temas/doenca-de-chagas>.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog