Desafios da pesquisa em mecatrônica

Considerando os fundamentos de metodologia científica, quais são os desafios de se fazer uma investigação em Engenharia Mecatrônica alinhada com as comandas contemporâneas? 

A Engenharia Mecatrônica é considerada uma das mais novas engenharias do mercado. Segundo o Comitê Assessor para Pesquisa e Desenvolvimento Industrial da Comunidade Europeia (IRDAC) "Mecatrônica é a integração sinergética da engenharia mecânica com a eletrônica e o controle inteligente por computador no projeto de processos e de manufatura de produtos", sendo mais conhecida pelos robôs desenvolvidos, embora a construção destas máquinas seja apenas uma pequena parcela do que o profissional consegue fazer. 


Entre suas competências encontram-se por exemplo: otimização de equipamentos/processos, desenvolvimento de novos dispositivos, entre outras. Todavia, devido à juventude desta área de conhecimento, podem ser consideradas escassas as pesquisas e teses deste assunto, logo, o engenheiro deve saber procurar por trabalhos em outras áreas específicas como Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia da Computação, para enfim combinar estas ideias obtendo desta forma um trabalho mecatrônico. Para ilustrar o fato desta escassez de projetos envolvendo algumas destas disciplinas em conjunto, destaca-se que realizando uma pesquisa (2016) no site do CAPES, IBICT e Biblioteca Digital da USP são encontrados pouquíssimos resultados em comparação às outras engenharias separadamente. 

Os principais pontos que um trabalho de Engenharia Mecatrônica deve corresponder são: boa recepção, dependendo do projeto, no meio industrial ou para a população diretamente; ser competitivo financeiramente e funcionalmente; deve respeitar questões ambientais tentando reduzir ao máximo o impacto causado no meio ambiente; e além de tudo isso, deve ser levado em conta o impacto social do que estiver sendo desenvolvido. 

Outra dificuldade enfrentada é a falta de uma episteme específica para esta área de conhecimento até então (2016), onde o pesquisador não tem uma regra de investigação definida e consolidada como as normas da IEEE para engenheiros eletricistas, logo, este opta por seguir a metodologia que considera a melhor, então há uma certa divergência nos métodos usados por cada engenheiro/pesquisador deste ramo. 

Então, com os argumentos expostos acima, é perceptível a dificuldade ao menos atualmente (2016) que todo estudante ou profissional da Mecatrônica tem ao realizar suas pesquisas. Entretanto, com o amadurecimento da área, estas dificuldade não serão vivenciadas pelas próximas gerações de engenheiros deste ramo, visto que a Engenharia Mecatrônica é sempre anunciada como uma das mais importantes engenharias para o futuro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog